Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Joaquim Barbosa diz que Temer é ilegítimo e pede novas eleições

"Eles querem tomar o poder a qualquer custo para continuar nas práticas ilícitas. É isso que está em jogo".

Publicado por Carla
há 8 anos

247 – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou nesta quinta-feira 12 que o vice Michel Temer não tem legitimidade para governar o Brasil.

Joaquim Barbosa diz que Temer ilegtimo e pede novas eleies

"É muito grave tirar a presidente do cargo e colocar em seu lugar alguém que é seu adversário oculto ou ostensivo, alguém que perdeu uma eleição presidencial ou alguém que sequer um dia teria o sonho de disputar uma eleição para presidente. Anotem: o Brasil terá de conviver por mais 2 anos com essa anomalia", destacou, em palestra proferida em São Paulo.

Para Barbosa, a solução contra essa anomalia seria a convocação de novas eleições. "Eliminaria toda essa anomalia e o mal estar com o qual seremos obrigados a conviver nos próximos dois anos", opinou. Apesar de feito críticas ao governo Dilma, ele condenou o processo de impeachment. "Tenho sérias duvidas quanto à integridade e à adequação desse processo pelo motivo que foi escolhido".

JB reconheceu que, "do ponto de vista puramente jurídico", o processo pode ser justificado, mas disse ter "dúvidas muito sinceras" quanto à sua "justeza e ao acerto político que foi tomado para essa decisão". "O impeachment é a punição máxima a um presidente que cometeu um deslize funcional gravíssimo. Trata-se de um mecanismo extremo, traumático, que pode abalar o sistema político como um todo, pode provocar ódio e rancores e tornar a população ainda mais refratária ao próprio sistema político", afirmou.

Daniel Mello - O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa criticou hoje (12) a tramitação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Para ele, as decisões sobre o afastamento foram tomadas sem levar a em consideração a opinião da população. "Como explicar ao mundo uma troca de comando tão espetacular? Nada sutil, apenas com a estampa de normalidade, como essa que está ocorrendo no dia de hoje. Como explicar ao mundo uma mudança tão brutal sem que ele, o maior interessado, o povo, tenha sido sequer cogitado como partícipe desse debate", disse ao participar da Vtex Day, feira de comércio eletrônico no Parque Ibirapuera, zona sul da capital paulista.

Na início da manhã de hoje, o Senado aprovou a abertura de processo de destituição de Dilma e o afastamento da presidenta por até 180 dias. O vice, Michel Temer, assume o cargo neste período. Ao final do processo, Temer pode tomar posse definitivamente, caso os senadores confirmem o impedimento da presidenta.

"Não é estranho que o povo assista mais uma vez, como se deu no final do século 19, bestializado ao que os políticos estão a perpetrar no nosso país? Onde estão as vozes da população?", questionou Joaquim Barbosa na palestra. A expressão faz referência ao artigo do jornalista Aristides Lobo sobre a proclamação da República. Na ocasião, o autor ressaltou que a revolução organizada por militares e membros da elite política que derrubou o imperador não teve participação popular. "O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava", diz o texto publicado em 1889.

A ascensão do PMDB, em uma provável aliança com o PSDB, também foi alvo das críticas de Barbosa. "Estarão no comando do nosso país a partir de agora dois grupos bem especiais de operadores políticos", disse em referência aos dois partidos. "O primeiro grupo, nestes 30 anos de vida democrática, jamais conseguiu eleger um presidente da República. Esse grupo terá agora a Presidência da República", disse em referência ao partido de Temer.

"O segundo grupo de operadores políticos, no prazo constitucionalmente marcado para as próximas eleições [2018], iria completar 20 anos sem ganhar uma eleição, sem ter o gosto de uma vitória", completou o raciocínio ao falar sobre o PSDB. "Como justificar essa anomalia? Por que os nossos acadêmicos, os nossos intelectuais e os nossos meios de comunicação têm evitado esse debate específico?"

Novas Eleições

Barbosa disse que é "radicalmente favorável" à convocação de novas eleições pra presidente. "Essa é a verdadeira solução. A solução que eliminaria toda essa anomalia, esse mal-estar com o qual nós seremos obrigados a conviver nos próximos dois anos e oito meses. Dar a palavra ao povo", defendeu.

O ministro aposentado reconheceu, entretanto, que a medida tem empecilhos constitucionais. A única forma de ser aplicada, na visão de Barbosa, seria se Dilma tivesse renunciado e o vice tivesse feito o mesmo.

Dilma

Apesar das críticas ao processo e aos grupos políticos que devem assumir o poder, Barbosa também atribuiu parte da culpa pela instabilidade política à Dilma. "A presidente Dilma Rousseff não soube conduzir o país. Não soube exercer a liderança que se espera de um chefe de Estado dessa envergadura. Ela agiu como se governasse para o seu grupo político e para os seus aliados de ocasião. Ela não soube se comunicar com a nação. Ela fez péssimas escolhas e cometeu erros imperdoáveis", disse.

Para o ministro aposentado, a presidenta não soube como lidar com a corrupção. "Eu não digo que a presidente compactuou abertamente com os segmentos corruptos existentes no seu governo, partido e base de apoio. Mas ela se omitiu, silenciou-se, foi ambígua. Não soube se distanciar do ambiente deletério que a cercava. Não soube exercer o comando e acabou engolida por essa gente", analisou.

"Eu sei bem que a presidente da República que foi tirada do cargo no dia de hoje é extremamente impopular. Eu sei que há um sentimento generalizado pela sua saída. A minha preocupação é com os aspectos estruturais das nossas instituições", ponderou.

Motivação

Entre os problemas que deram origem à crise política, Barbosa apontou a relação que costuma ser estabelecida entre o Legislativo e o Executivo. "Nada dessa promiscuidade que faz com que o presidente da República entregue setores inteiros da sua administração às lideranças no Congresso, para que essas lideranças organizem a robalheira dos recursos públicos. Nada disso está previsto na Constituição", criticou.

Barbosa disse acreditar que a destituição de Dilma esteja servindo a interesses espúrios. "Eles querem tomar o poder a qualquer custo para continuar nas práticas ilícitas. É isso que está em jogo".

"Eu tenho sérias dúvidas quanto à integridade e à adequação desse processo de impeachment por esse motivo que foi escolhido", acrescentou. Para o ministro aposentado, "há um problema muito sério de proporcionalidade", uma vez que manobras contábeis e fiscais semelhantes às feitas pelo governo federal são corriqueiras em outras esferas do Executivo, como nas administrações estaduais.

Barbosa também enfatizou que o mérito do impeachment não foi validado pelo STF, como, segundo ele, alguns tentam fazer parecer. "O que o Supremo Tribunal tem feito é exercer o escrutínio moderado sobre o rito, o procedimento e as formalidades do processo. O Supremo não examinou, não pode examinar e provavelmente não examinará o mérito do impeachment".

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4618
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/joaquim-barbosa-diz-que-temer-e-ilegitimo-e-pede-novas-eleicoes/337064052

64 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"Para ele, as decisões sobre o afastamento foram tomadas sem levar a em consideração a opinião da população."
Sempre apoiei o ex ministro mas pergunto: Onde ele estava quando as ruas estavam sendo invadidas por milhões de brasileiros gritando pelo afastamento da presidente?
Se Temer assumiu a presidência é porque assim a constituição reza e não porque o povo o elegeu.
Tenho certeza que a grande maioria desse povo que saiu às ruas deseja novas eleições, mas acredito que também entendam que é preciso dar um tempo ao Brasil, porque novas eleições nesse momento só iriam destruir mais daquilo que quase nada sobrou.
Eu sou a favor de deixar a justiça trabalhar e incentiva-la a isso para depois pensarmos em retomar de forma justa a nossa democracia já tão ferida. continuar lendo

Amigo, JB talvez tenha se referido ao fato mostrados pelas ultimas pesquisas que demonstram uma alta rejeição também ao vice-presidente. Aponta o Ibope (*) que apenas 8% querem Temer como presidente, 25% querem que Dilma continue e 62% preferem novas eleições. A maioria esmagadora da população prefere novas eleições e é isso que JB defende. Achar que grande maioria dos que saíram às ruas protestou para trocar um governo corrupto por outro é muita falta de fé no povo brasileiro.

(*) http://g1.globo.com/política/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/04/pesquisa-ibope-mostra-que-62-preferem-novas-eleicoes-presidenciais.html continuar lendo

A questão é que os milhões de brasileiros nas ruas não constituem a maioria dos brasileiros, não é difícil entender, faça você mesmo as contas e chegará ao mesmo resultado que ele chegou. continuar lendo

O fato é que, quem foi às manifestações foram aqueles que puderam abrir mão de sua folga ou de seu expediente de trabalho. Imagine uma pessoa que acorda às 5h da manhã, pega 3 ônibus, trabalha até às 18h, volta pra casa e começa tudo de novo no outro dia. Vc acha que esse participou das manifestações? Acha que ele iria "gastar" seu fim de semana em manifestação? Vc não acha que esse pessoal é que é a MAIORIA em nosso país? A única voz que esse povo tem é nas urnas, meu caro! Não concordo com Dilma mas esse povo que usurpou o poder talvez seja ainda mais nefasto! É como disse o nobre JB: é um precedente perigoso demais! Com que moral alguém não vai acolher um pedido de impeachment daqui pra frente com razões apenas circunstanciais? Como simples falta de apoio no congresso? Queria ver se um presidente eleito por esses que hj apoiam o impeachment sofresse o mesmo processo, se eles apoiariam! Esse é o critério: apoiariam em qualquer circunstância? continuar lendo

Estatisticamente, representam sim. continuar lendo

Não entendi J. Rocha.
Você é a favor dos rombos nos cofres do Brasil?
É isso? continuar lendo

SR. José Roberto já lhe ocorreu que tudo isto foi , é e será por medo de Lula ganhar em 2018?????? E mais, de que povo o senhor fala??? Dos brancos com mais de 5 SM de renda e com nível superior??? Alguém perguntou a classe C , D e E o que acha???? Veja as pesquisas da Datapopular e por favor um pouco de respeito por aqueles que defendem a Democracia e não um indivíduo.
Nós existimos e daí que a eleição é "assustadora", vai que o Lula ganhe, vamos continuar destituindo presidentes porque alguns não gostam???? O meu , o seu , o nosso voto não vale nada!!????? Deixo para todos a pergunta que não quer calar: "se Lula ganhar em 2018 vai ter impeachment (sem crime de responsabilidade) de novo????? Vai ter GOLPE de novo???? continuar lendo

Cristina
Primeiro, separemos as coisas. Quem fez o impeachment de Dilma foram seus aliados. Não conseguiriam se ela não tivesse sido tão péssima administradora.
Temer foi eleito junto com Dilma, farinhas do mesmo saco não se esqueça disso.
Depois pobreza é um uma coisa, simplicidade outra e simploriedade outra ainda.
Voces defendem quem usou voces. Ou vc também ignora os rombos nos cofres do Brasil e a atual situação?
Lula não representa nada pois será preso. Cadeia é lugar de gente assim.
Melhor vc começar a torcer para o Brasil dar certo. De erros, já chega. continuar lendo

Sra.Cristina Maria Machado Maia, que preconceitos são estes ???
1- preconceito com quem é branco? 2- preconceito com quem investiu nos estudos e conseguiu NIVEL SUPERIOR ? 3- preconceito com um pai de família que durante 40 anos trabalhou e foi crescendo na profissao, cumpriu seu deveres de cidadao, emprega outras familias, deu exemplo de seriedade e honestidade preparando seus filhos para dar continuidade no negocios ou na carreira e ganha 5 SM ou bem mais? 4- que preconceito com quem mesmo sem pai, estuda/trabalha/consegue NIVEL SUPERIOR, entra no mercado de trabalho, tem exito exclusivamente por sua competencia e por sua moral e conduta, e ganha 5 SM ou bem mais ?
E eu pergunto: com o dinheiro de quem o ESTADO/GOVERNO consegue movimentar sua maquina?
Estes "brancos com 5 SM e NIVEL SUPERIOR" so de Imposto de Renda entregam 4meses e meio de trabalho por ano, e a renda dos 5 meses e meio sobram ainda tem que pagar milhares de imposto do dia à dia.
O MEDO DO LULA ???
MEDO é pouco....este tipo de gente governando meu pais nem em pesadelo: um tipo que nao da importancia e por isto nunca soube o que é estudar/aprender, este tipo passou mais de 45 anos de sua vida na militancia fanatica e cega, fraudou urnas e comprou voto dos analfabetos se apresentando como o "salvador dos pobre desta patria amada", mentiu pra esta classe que precisa sim é de ter sua dignidade recuperada, com acesso as escolas, agua encanada e luz eletrica e com dignidade pagar contas e poder pagar impostos e assim sentir que esta contribuindo para o desenvolvimento do seu pais....
MEDO DO LULA ??? Tenho pavor. Esta criatura que de vendeu a alma pra chegar no poder e qdo chega o que acontece ??? Em menos de 4 anos se torna um "branco, com milhoes de vezes mais de 5 SM de renda MAS SEM NIVEL SUPERIOR.
Agora me conta: Qual foi o presidente do Brasil ou de qualquer pais aonde impera a democracia, ao ser eleito fazia parte da classe C, e em menos de 4 anos pulou para a classe AAAA ??? E o pior, que da MEDO DO LULA: de imensa fortuna fulminante que surgiu como por"milagre", da fortuna vertiginosa e"milagrosa"do filho ex zelador de Zoo do interior de SP, desta família LULA, nunca saiu um centavo para Imposto de Renda, para o Governo, para pagar Bolsa Família e outra bolsa qualquer. Medo do LULA ???? Tenho sim: age como um mafioso sem culpa vendo seus fiéis"cumpanheiros"braço direito indo pra cadeia por causa do chefao...e ele ai, solto enfiando mais na sua"bolsa família", sem remorsos, e negando qualquer envolvimento: jurando que nao viu, nao ouviu, nao falou....
NAO TENHO MEDO, tenho pavor desta especie de criatura. continuar lendo

Creio que, quando ele diz "consulta popular" ele se refere à consulta através do voto, que é a forma mais democrática do povo decidir. Por isso sugere que haja novas eleições. continuar lendo

Concordo com o comentário
Sempre admirei Barbosa e gostaria de vê-lo na Presidência.
Observo no artigo que como Jurista, ele considera o impeachment correto. Portanto, não fala como Juiz do Supremo, defensor da Constituição mas como candidato eventual que deseja eleição logo.
Como político, pretenso candidato a opinião dele vale tanto quanto a sua, minha ou de qualquer um, com a diferença de que não somos candidatos. Ele, sim, é suspeito, na matéria.
Além de ter cometido erros, talvez propositais, com dados.
Começa mal sua campanha eleitoral.
O Véio continuar lendo

Ivan:
Você tocou em um ponto que eu gostaria de comentar então permita-me aproveitar.
O Joaquim Barbosa, a meu ver não tem perfil para presidência da republica.
Seria com certeza um ótimo senador, talvez a presidência do senado lhe caísse bem.
Seria com certeza um ótimo ministro da justiça, mas aí já seria cargo por nomeação.
Onde quero chegar?
Simples! Um presidente precisa ter mais "jogo de cintura", ter mais visão comercial, ter mais carisma (não confundir com respeitabilidade). Joaquim Barbosa a meu ver seria um presidente correto mas não alavancaria o Brasil.
Eu tenho receio que ele se candidate, porque o povo brasileiro está descrente demais de todos e pode entender que basta caráter para ser presidente e não é assim. Além de honradez, dignidade e disso não podemos abrir mão, é preciso vivacidade e um certo tanto de visão de mercado internacional para colocar o Brasil no caminho certo.
Acho que Joaquim Barbosa ainda pode fazer muito pelo país, mas no lugar certo. continuar lendo

Fiquei curioso. Tem na CF que a instauração do processo de impeachment necessita de prévia consulta popular? Na minha opinião, mesmo que tenha, um presidente sendo amado pela totalidade do povo ou não, não pode ficar impune por praticar crime de responsabilidade, muito além disso, não pode se proteger do processo de impeachment atrás do grito popular. Mesmo que um eventual crime de responsabilidade cause consequências boas para a população, tal ato jamais pode se esquivar da justiça. Também não concordo de o Vice está aí comandando o Brasil, mas há respaldo legal. Se houver irregularidade em tal situação, que se apure, se investigue e se conclua pela ilegalidade ou não. Não pode vir justamente agora atacar o processo de impeachment. Aliás, o Temer já é vice da Dilma há muuuuuuuuito tempo! Ele não se tornou vice agora e a apunhalou por trás. Muito engraçado isso, porque a foto dele aparece na urna quando a pessoa vota, daí, na hora dele assumir legalmente a pessoa questiona a integridade? Pelo amor de Deus também né? Ele também foi eleito! Não se elege presidente sem vice! continuar lendo

Sra. TAnia Doyle Vamos analisar sua resposta:
1-Preconceito pelo wikipédia= Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, culturas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Aqui fica claro que não sabe se me importo ou tenho cor. A ciência já fartamente definiu com o Projeto Genoma que não há "raça", somos apenas uma espécie humana resultado da união de 3 espécies . Preconceito é como suas palavras "... MEDO é pouco....este tipo de gente governando ...".
Conclusão: SEJA COERENTE
2, 3, 4 - Ótimo se voce pode estudar, legal, mas o mundo não se resume a você!!!! Quanto ao imposto você deveria saber que TODOS pagam imposto, "este tipo de gente" que você menciona que são , para você, os sem estudo e mais a seu critério, PAGAM tanto imposto como você, só que não ganham 5 SM ou mais...
Bem quanto ao lula não valorizar o estudar você devia estudar mais história , valorizar o estudo. O número de escolas técnicas e faculdades construídas nos governos petistas superam com folga o que foi construido nos 100 anos antes, NOSSA 100 anos !!!! Agora se você não conseguir aceitar isto você está negando sua própria conclusão sobre a importância de estudar, embora eu saiba que se você tiver vontade vai ser bom, vai descobrir quando e onde construiram a primeira faculdade de medicina, vai saber como as mulheres eram tratadas no Brasil colônia, vai saber o que foi o sistema escravagista, vai saber o que é coronelismo, vai saber como os USA promoveram a ditadura de 64, vai saber que a constituição contem um item importante sobre presunção de inocência, vai saber que esta nossa Constituição , jovem, é chamada de Constituição cidadã , vai saber que as mulheres não votavam, vai saber sobre os grandes pensadores , vai saber mais sobre a cultura das pessoas que você chama "este tipo de gente" , vai saber que não adianta nível superior com mestrado , doutorado ,pós doutorado SE A PESSOA NÃO SABE O QUE DIZER... continuar lendo

Um Senhor ultrapassado querendo se manter nos holofotes que teve na época de mensalão! Alguém por favor avise a esse Senhor que ele já está aposentado e não tem mais nenhum poder... continuar lendo

roubaram meu voto e o direito do povo e da democracia...golpe sujo continuar lendo

Amigo, você também votou em Michel Temer tá? Ou você acha que algum candidato a presidente se elege sozinho? Sem vice? A foto dele também aparece lá na urna antes de você apertar "SIM", não fale bobagem não. Há respaldo jurídico, golpe é tentar sabotar um processo constitucionalmente previsto pelos motivos também previstos na CF e em lei específica. continuar lendo

Concordo em gênero, número e grau com o Dr. Joaquim Barbosa e acrescento que as vozes das ruas foram manipuladas. Acrescento ainda que o Congresso não permitiu que a presidente eleita governasse. Desde o primeiro dia ela foi defenestrada por um Congresso cheio de corruptos comandado por um réu e por uma oposição inconformada por ter perdido as eleições mais uma vez. Se o resultado das eleições fosse ao contrário, com essa mesma diferença, que alegam ser inexpressiva, de votos, mas é Constitucional, seria considerada legítima e não diriam que o país estava dividido. Inventaram de tudo para tomarem o poder. Uma vergonha. Um desrespeito a democracia e ao eleitor que sufragou seu voto nas urnas. continuar lendo

Perdeu a oportunidade de ficar calado...
Até admirava esse cidadão, mas depois desses comentários, já vi que tem o mesmo discurso dos ptralhas de que foi "golpe". continuar lendo