Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Um programa de direita rechaçado nas urnas: o pior dos golpes impostos por Temer

O maior dos golpes que Michel Temer nos impôs: obrigar um País que votou por um programa político de esquerda a amargar o que há de pior na direita.

Publicado por Carla
há 8 anos

O golpe protagonizado por Michel Temer em conluio com a escória da política nacional do Brasil não se limita à violação da legalidade do processo democrático e do estrito cumprimento das normas constitucionais.

Um programa de direita rechaado nas urnas o pior dos golpes impostos por Temer

Mais do que cassar 54 milhões de votos ao arrepio da lei, Temer, em menos de uma semana de governo ilegítimo, deixou claro que não foi simplesmente a presidenta Dilma Roussef que foi afastada do cargo, mas também e principalmente, todo um programa de governo tipicamente de esquerda que a maioria soberana dos brasileiros decidiu por bem continuar.

Foram os extraordinários avanços sociais alcançados nos dois mandatos de Lula que permitiram pela primeira vez na história a possibilidade de alçarmos uma mulher ao mais alto cargo da República. Dilma foi eleita e reeleita porque representava com justiça a continuidade das políticas que deram vez e voz aos excluídos históricos dessa nação.

Não é à toa que a imagem da primeira presidente mulher deste país ser retirada com tanta violência de seu cargo para que tomasse posse a mais misógina equipe ministerial desde a Ditadura Militar se tornou, aos olhos do mundo, a primeira grande investida da elite brasileira contra essa revolução de sexo, raça e classe que esteve em curso nos últimos 13 anos.

A partir daí a direita deu as caras. A cada pronunciamento dado por um de seus ministros uma conquista histórica é jogada no lixo. Uma a uma as políticas de inclusão social, de democratização do ensino, de segurança alimentar, de moradia própria, de saúde pública e de fortalecimento das instituições democráticas estão sendo severamente atacadas.

A primeira vítima, claro, foi o Bolsa Família. O ministro do Planejamento, Romeiro Jucá (PMDB-RR), já informou que o programa de distribuição de renda que virou um case de sucesso no mundo inteiro sofrerá uma “grande auditoria”. Leia-se uma drástica diminuição no número de famílias beneficiadas.

Por sua vez, o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), um crítico ferrenho de programas como o PROUNI e o Ciências sem Fronteiras, apóia agora a privatização dos cursos de extensão e pós-graduação nas universidades públicas.

Já Ricardo Barros (PP-PR), ministro da Saúde, afirma categoricamente que o tamanho do SUS precisa ser revisto. Uma frase sua em particular me chamou a atenção. Disse ele: “Temos que chegar ao ponto de equilíbrio entre o que o Estado pode pagar e o que o cidadão tem direito de receber”. Fico imaginando o que seria, na cabeça do ilustre ministro, o que o cidadão tem “direito a receber” em matéria de saúde pública uma vez que ele é patrocinado por planos de saúde privados.

E para não ficar atrás, o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), numa única canetada suspendeu a construção de mais de 11 mil casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida. Habitação para famílias de baixa renda também não está contemplado nas velhas diretrizes do governo interino.

Essas são apenas as primeiras medidas, e olha que a lista de absurdos prossegue. Vão desde as flexibilizações dos direitos trabalhistas até o retrocesso de incluir igrejas no debate sobre a legalização do aborto, um tema que exige um Estado verdadeiramente laico.

Como se vê, é colossal o abismo que separa a qualidade no trato das questões sociais empregado pelos governos de esquerda e o completo descaso verificado em gestões voltadas para a ideologia classista predominante na direita.

É exatamente esse o maior dos golpes que Michel Temer nos impôs. Obrigar um país que votou por um programa político de esquerda a amargar o que há de pior na direita.

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações256
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/um-programa-de-direita-rechacado-nas-urnas-o-pior-dos-golpes-impostos-por-temer/339519734

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O que foi afastado foi um programa de governo que nos levaria à ruína e à falência - o que, aliás, não deixou de alcançar, mas em menor escala, que se houvesse continuado.

Um programa de governo perdulário, irresponsável, parasitário, e cujos danos dificilmente serão sanados nos anos vindouros.

A tarefa na qual Temer foi investido - por ter sido eleito com os mesmos 54 milhões votos da presidente afastada - supera os esforços humanos.

Dar cabo da herança maldita é algo que dificilmente irá conseguir. E ainda acompanhado do fisiologismo político - o mesmo que elegeu sua chapa. Mas é preciso tentar.

Cortar gastos, cobrir rombos, privatizar. Delírios não cabem mais no orçamento.

É isto, ou o caos. continuar lendo

Graças a Deus apareceu alguém de pensamento coerente!!! Como pode ainda existir pessoas que supostamente "pensam" e ainda defendem esse partideco de 5ª categoria que só fez afundar o país? continuar lendo

Obrigado Eduardo Sefer, após inúmeros artigos condenando o tão chamado por eles de "golpe" consegui achar um comentário de alguém coerente.
Em meus míseros 20 anos de vida, nunca vi tanta gente defendendo algo que estava levando o Brasil a ruína. Não espero o desenvolvimento, mas ao menos de Temer, espero um apoio que consiga nos salvar desse penhasco que o PT nos jogou. continuar lendo

O Brasil precisa, quero dizer, o País, o Povo brasileiro precisa começar a pisar no chão. Precisamos começar a pensar e trabalhar sério. O Brasil precisa pensa em ser um País sério. Ou continuaremos com essa bandalheira! com essa roubalheira! E, o povo não percebe que esta sendo enganado pelos políticos
Tem que parar com essa politicagem; tem que destinar subsídios justos aos governantes e principalmente, aos parlamentares; vereadores, deputados, senadores; além de receberem contribuições em excesso; ainda vivem tramando a fim de receberem, muito mais por fora. continuar lendo

Dilma Rouseff foi afastada por cometer crime, as chamadas pedaladas fiscais, em um processo de impeachment respaldado pelo STF, e votado pela ampla maioria do congresso nacional.
Agora, golpe era o que este governo de esquerda estava fazendo. Afundando o país em uma grave crise econômica, desviando dinheiro público para movimentos ditos sociais, como o MST, descredibilizando o Brasil no cenário internacional.
O número de desempregados no país atingiu mais de 10% da população economicamente ativa. Esse é o sucesso da administração da Senhora Presidenta?????
Quem paga imposto neste país sentiu no próprio bolso a alta carga tributária cobrada para o governo sustentar milhares de apadrinhados em cargos públicos.
A gestão pública simplesmente foi esquecida pelos esquerdistas. Aliás, nunca tantos incompetentes ocuparam cargos públicos neste país. Pessoas que não sabiam nada de gestão pública estavam ocupando altos cargos no governos somente porque eram filiados ao PT e aos partidos que o apoiavam.
Seja bem vinda a denominada direita, antes tarde do que nunca!!!!! continuar lendo

Henrique de Souza Vieira, desculpe-me, mas você estah repetindo o que ouve nas globos e vejas. O que você escreveu aih em cima é o que repetem a exaustao para que pessoas reproduzam.
Nao se deixe levar desta maneira.
Reaja!
O Brasil estah sendo motivo de chacota é agora.
Ainda se fala naquela vergonha da votaçao na Câmara.
Parece ateh que fizeram de proposito para mostrar ao mundo inteiro o quanto são canalhas e aih, sim, desacreditar e desvalorizar nossas empresas e companhias para depois vender por qualquer trocado.
Aquilo foi uma humilhaçao que se renova a cada dia com esses golpistas safados.
Fomos humilhados diante do mundo! Imagina o que as pessoas que nao conheciam nosso Pais e nosso povo pensam de nos!
Você jah parou para se perguntar o que foi feito do dinheiro das privatizaçoes do FHC e do Joseh Serra - esse personagem sinistro que voltou como um câncer ao cenario politico nacional ocupando um cargo chave na representatividade do Brasil lah fora?
Deixa de ficar com conversinha de pt pra lah e pra cah. Procura ler e compreender o que estah acontecendo no mundo. Contextualiza. Estuda, rapaz!
Agora temos de estar do lado da Patria e dos brasileiros e brasileiras.
Nao se deixe enganar desta maneira!
Leia o que a imprensa internacional estah dizendo.
Abra os olhos!

Aproveite para, pelo menos, exercer sua Cidadania. Eh um direito que ainda temos:
www.pcsa.com.br continuar lendo

Nas eleições de 2014 , o PT perdeu de lavada na minha cidade. Trabalhei nas eleições como mesária e vi o descontentamento/desagrado em 90% dos eleitores com o primeiro governo. Quem entende o mínimo de Direito e da Constituição Federal viu que o processo de Impeachment não foi de nenhum modo ilegal. O fanático não sabe diferenciar o que é golpe de um ato legal, feito conforme a Lei. Ah, e antes que fale em exercer minha cidadania, eu o fiz em 2014, não votando nem em Dilma e nem em ninguém da legenda 13. E continuarei fazendo, ao utilizar toda qualquer plataforma que puder para fazer campanha contra! continuar lendo

É golpe!!! Uma mentira repetida não vira uma verdade. Para aqueles que entendem um mínimo de normas, ou que se deram ao trabalho de ler a Constituição não podem concordar com esta afirmação. Os tais milhões de votos foram dados à chapa (presidente e vice), são dele também. Programa de esquerda? Se assaltar os cofres públicos e a boa fé dos incautos for programa de esquerda, me ponham fora dela. Ademais esquerda, direita, em cima e em baixo, este discurso perdeu sua razão de ser a mais de trinta anos. Por favor, me poupem de idiotices, produzam textos jurídicos neste espaço. continuar lendo

Daqui não espere textos coerentes. Esse individuo é defensor roxo do PT. continuar lendo