Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

'Grande mídia é a caixa de ressonância do golpe, mas Judiciário é o ator principal', diz sociólogo da Unicamp

Para Laymert Garcia dos Santos, professor do departamento de Sociologia da Unicamp, 'esse golpe é, antes de tudo, jurídico', com o Judiciário liderando estratégia de desestabilização 'em articulação com o Legislativo e com a grande mídia'.

Publicado por Carla
há 8 anos

Por Camilla Hoshino e Anderson Marcos dos Santos | Brasil de Fato

Na opinião de Laymert Garcia dos Santos, sociólogo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a grande mídia funciona como uma caixa de ressonância do golpe no Brasil, mas o grande ator desse processo é o Poder Judiciário. “Utiliza-se a lei de forma excepcional. Isso implica justamente dizer que o Estado de Direito é suspenso”, explica. Nesse sentido, segundo Santos, a construção do discurso por meio do próprio Direito, através de apurações seletivas promovidas pela Operação Lava Jato, serviu para criminalizar a esquerda no país. “É justamente aí que entram os meios de comunicação para ganhar a chamada opinião pública. Eles funcionam como uma caixa de ressonância para tornar credível e aceitável uma única versão das coisas”, analisa.

Laymert Garcia dos Santos durante evento dos Advogados pela Democracia em Curitiba. ( Eduardo Vernizi / Brasil de Fato)

Laymert Garcia dos Santos é Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Paris VII, Mestre em Sociologia das Sociedades Industriais pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) e professor titular do departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Ele participou no dia 18 de maio de um encontro promovido pelo coletivo Advogados pela Democracia, que reúne juristas, professores e estudantes do Paraná em defesa da legalidade democrática no atual momento político do país.

Em entrevista ao Brasil de Fato, Santos fala sobre o papel do Judiciário como articulador do golpe institucional em curso, da atuação dos grandes meios de comunicação na disputa do discurso sobre os acontecimentos e sobre a potencialidade da internet em construir novas narrativas para a esquerda.

Confira a entrevista:

Brasil de Fato: A leitura dos movimentos populares e de intelectuais progressistas é de que há um tripé que sustenta o golpe institucional contra a presidenta Dilma Rousseff, que envolve uma articulação de setores empresariais, parlamentares e do Judiciário, fomentada pelo apoio da grande mídia. Como o senhor enxerga essa leitura?

Laymert Garcia dos Santos: Eu acredito que a mídia seja muito importante nesse processo como caixa de ressonância de uma estratégia de desestabilização e de golpe. Mas, no meu entendimento, ela não é a cabeça. A cabeça dessa estratégia é o Judiciário, mas em articulação com o Legislativo e com a grande mídia. Então realmente existe este tripé. A questão é que precisamos colocar muito mais luz sobre o papel do Judiciário, incluindo o Supremo Tribunal Federal, porque se a gente só bate na Rede Globo e nos barões da mídia, e no Congresso, de certa maneira, a gente preserva um ator que foi fundamental nessa história para obter a inteligibilidade do golpe. Esse golpe é, antes de tudo, jurídico.

E que pontos podemos ressaltar nessa atuação do Judiciário?

A articulação se dá utilizando tecnologias jurídicas de um modo dentro da lei, mas ao arrepio da lei, com uma flexibilidade das regras do jogo. Utiliza-se a lei de forma paradoxal – ou para usar uma expressão que eu gosto mais –, de forma excepcional, porque isso implica justamente dizer que o Estado de Direito é suspenso. Então você tem a impressão de que está em um Estado de Direito, mas, na verdade, já está em um Estado de Exceção. E esse foi o papel que o Judiciário cumpriu, tanto o Ministério Público Federal, quanto a operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal, no sentido de fazer uma apuração seletiva da corrupção e de conseguir, através dessa apuração, criminalizar a esquerda. É justamente aí que entram os meios de comunicação para ganhar a chamada opinião pública. Eles funcionam como uma caixa de ressonância para tornar credível e aceitável uma única versão das coisas. E esse é o jogo que eu vejo como mais importante. Insisto no papel do Judiciário, pois ele está sendo muito poupado nesse processo.

Toda ação coletiva precisa disputar a narrativa que vai dar sentido ou não a uma determinada luta, como no caso das manifestações de rua. Como a esquerda tem se saído nisso?

A esquerda tem tentado disputar e tentado construir outra narrativa além da dominante. Em certo sentido, eu diria que, do ponto de vista das ruas, ela ganhou a batalha. Mas como ela não tem o aparato midiático a seu favor, o fato de ganhar a batalha das ruas não significa que ela ganha a guerra. Mas também há conquistas no discurso. Por exemplo, a palavra “golpe” pegou. No início do processo havia um conflito entre duas concepções, a de “golpe” e a de “impeachment”, e depois disso vimos que a narrativa do golpe foi criando raízes. Nas manifestações, começou a aparecer timidamente o “não vai ter golpe, vai ter luta”, e depois a ênfase maior foi dada ao “vai ter luta”. Então, nós percebemos que, apesar do aparato midiático, a esquerda conseguiu validar ou legitimar que o que está acontecendo é um golpe. A mobilização dos intelectuais e a construção – da qual participei também – de canais de esclarecimento à mídia internacional sobre o que estava acontecendo aqui também foi importante para que essa mídia internacional deixasse de comprar a versão de que se tratava de um impeachment constitucional.

A esquerda sempre se sentiu atacada pelo discurso da grande mídia. Mesmo assim, os governos do PT não levaram adiante a elaboração de um marco regulatório das comunicações no Brasil, nem quiseram rever as concessões públicas da Rede Globo, por exemplo. Como o senhor avalia essa atitude?

Nos anos 1980, quando eu era professor de jornalismo, tínhamos um curso sobre crítica da mídia. Já naquele tempo percebíamos que o PT não queria fazer a crítica da mídia. O PT tinha e mantém uma atitude ambivalente com a grande mídia. De um lado, eles querem ser reconhecidos pela mídia, então quando a mídia acena para eles, eles se derretem. E por outro lado, eles criticam a mídia, mas achando que, se a mídia topar fazer uma “troca de sinais”, não será necessário mexer nesse aparato. E eu penso que um dos pecados capitais dos governos populares foi justamente não ter atacado isso de frente, levando a regulação da mídia como uma questão chave. Então estão pagando um preço muito pesado agora. E não sei se já aprenderam.

Em 2013, houve uma mudança no cenário com as manifestações de junho que passa por uma articulação entre as redes e as ruas, surgindo uma novidade para vários espaços tanto da direita como da esquerda. Essa novidade, essa forma de fazer política, essa relação de massa com a tecnologia, foi apreendida pela esquerda?

Acredito que sim, de forma diferente de como foi apreendida pela direita. E também acho que de uma maneira mais inteligente. A direita tem a possibilidade – porque tem dinheiro – de lançar trolls [método para desestabilizar a discussão e as pessoas envolvidas] em massa, de utilizar dispositivos na internet de difusão de calúnia, de desinformação, etc. Mas ela não tem inventividade de usar a potência dos meios, e a capacidade caritativa, pois tem um discurso muito fechado, monolítico e de pura violência. Ela funciona na base da intimidação e da mentira. Se pegarmos a desconstrução do discurso da direita pela esquerda na internet, perceberemos que é muito mais inteligente o uso da potência dos meios pela esquerda do que pela direita, o que me faz ter mais raiva ainda dos governos populares e do PT por não ter sabido avançar na questão das mídias.

O senhor se negou a escrever um artigo para o jornal O Estado de S. Paulo nas vésperas da votação do impeachment na Câmara dos Deputados. Por quê? Disputar um espaço para uma opinião contrária à linha editorial de um grande veículo não é uma forma interessante de ganhar visibilidade?

Eu acho que essa atitude é necessária. Os grandes jornais sempre contaram com uma espécie de compreensão e leniência dos intelectuais que, de um lado, queriam aparecer na mídia e, de outro, se prestavam ao papel de fazer o pequeno contraponto. Jornais como o Estado de S. Paulo e a Folha de S. Paulo são 95% golpistas e ouvem 5% do outro lado, e você se presta ao álibi dele. Muito antes de começar essa história do golpe eu já não escrevia mais para a chamada grande imprensa e muitas vezes recusei entrevistas de televisão. Depois da questão do golpe, acredito que aceitar as condições deles é absolutamente impossível.

Temos saída para a construção de um discurso alternativo pela Internet?

A internet abriu uma possibilidade para nós de construir um discurso que vai bater de frente com o discurso da grande mídia. Mais do que brigar com eles, é importante brigar pela democratização radical da banda larga, pela alfabetização informacional da população inteira, porque aí é possível construir canais para que a própria população construa sua informação e encontre a informação a partir do lugar onde estão. Se acontecer isso, vai ser inevitável as pessoas se desconectarem da Globo, pois verão que ela [emissora] está sendo sacana com elas.

* Anderson Marcos dos Santos é Doutor em sociologia pela Unicamp, mestre em direito pela UFPR e professor de direito da Universidade Positivo.

Entrevista publicada originalmente no site Brasil de Fato

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1308
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grande-midia-e-a-caixa-de-ressonancia-do-golpe-mas-judiciario-e-o-ator-principal-diz-sociologo-da-unicamp/342736329

52 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não vou perder meu precioso tempo para entrar no âmago do discurso "acadêmico" do entrevistado, pois seria jogar palavras ao vento. O doutrinamento da academia (lato sensu) à esquerda é figurinha conhecida de há longas décadas e em praticamente todo o planeta. Estudantes e professores tupiniquins se mesclam engrossando as fileiras "vermelhas" que defendem o indefensável, o utópico, o leviano, o falsamente revolucionário. Provas mais que sobram (Cuba, Coreia do Norte, China, Russia e as republiquetas da América do Sul). Basta observar o desenvolvimento delas para perceber que o discurso marxista-leninista, historicamente falando, é a maior e mais grosseira falácia já gerada pela perniciosa e destrutiva mente humana.
Não me comove nem nunca me comoveu, desde meus longínquos treze anos de idade, quando já era possível vislumbrar o "caminho das pedras" travestido em "caminho das flores" comunista. Só mentes frágeis e mal-formadas, intelectualmente dependentes, podem acatar as "verdades" que o entrevistado ousou declarar, do alto do seu doutorado ou seja lá o título que for.
Como professor-orientador independente de doutorandos, conheço bem os meandros dessa "arte", tanto no Brasil como nos países do continente. Portanto, falo com conhecimento de causa.
Seu discurso, Dr. Dos Santos, de tão batido que é... derreteu-se e virou água.
Com o devido respeito! continuar lendo

Juan I. Koffler Anazco

Eh um troll. continuar lendo

Olá Dr. Juan,

Parabéns pelas palavras!
Sou bem leigo no assunto, até porque não era nem mesmo nascido à época do início desse movimento, mas segundo ouvi dizer a Igreja teve participação na disseminação dessa ideia "revolucionária", isso procede? continuar lendo

Militontos só enganam a eles próprios. Dilma já era. Página virada. Caso ela, num cenário impensável, retorne à presidência, será guerra civil declarada. Aí conhecerão o que é MAIORIA. continuar lendo

No governo petistas foram 13 anos e a tão cobrada reforma agrária não se efetivou ... o ensino de base continua péssimo ... bilhões foram gastos financiando republiquetas chavistas, em nome do neocomunismo, além de Cuba e países africanos que, convenientemente tiveram suas dívidas perdoadas ... não há perdão de dívidas, há apenas transferência de ônus ... nós brasileiros pagamos com nossos impostos as tais dívidas.

Cuba, a tão amada dos esquerdistas, resume-se a família Castro e militares corruptos vivendo no paraíso tropical e uma massa de miseráveis que sobrevivem de um mínimo existencial sem qualquer expectativa de prosperar na vida. continuar lendo

Com certeza, meu caro Rayan Biava! A Igreja Católica e movimentos que a apoiavam eram parte ativa na divulgação desse movimento.
Obrigado por suas palavras! continuar lendo

Grande intervenção, meu caro Orlando! "Touché"!
Dificilmente perco a fleuma, o prumo, mas, sei lá porquê, o perdi com esse/a senhorino/a.
Mas você está coberto de razão. Neste nosso espaço em que primam os debates jurídico-científicos, vez ou outra ingressam essas "vozes" como bem definidas por você.
Vamos em frente!
Forte abraço! continuar lendo

"A articulação se dá utilizando tecnologias jurídicas de um modo dentro da lei, mas ao arrepio da lei, com uma flexibilidade das regras do jogo."
-> Como? É legal e ilegal ao mesmo tempo? Qual embasamento dele mesmo além do "acho porque acho"?

Conte-nos, o que foi feito na América latina esquerdista e deu certo? Melhor, o que foi feito no mundo e na História pela esquerda e deu certo? Coréia do Norte está aí, não vejo migração para lá. Cuba também. Venezuela também não me parece um destino migratório.

A esquerda está no poder, apenas no Brasil há mais de uma década e ainda se faz de coitada? Sinceramente né... Será que se ficar um milênio está bom? Qual legado Lula / Dilma nos deixa além de uma fatura que sabe-se lá quando será paga, um desemprego incrível e uma grande dependência estatal por 1/4 da população que recebe Bolsa Família (sim, aquele programa que o Lula chamava de compra de votos)? continuar lendo

Eduardo, não dá para levar a sério. Nem tente...
É "apuração seletiva" quando a maioria dos investigados nem ao menos é do PT, é "ignorar"que quem financiava blogs como o Portal 247 era o governo (com dinheiro público!), é achar que quando o Judiciário não decide como se quer é partícipe de golpe... Ou seja, leis e Constituição só valem quando convém. continuar lendo

BABY, simplesmente através de DISSIMULAÇÃO. Utilizam um procedimento legal para encobrir a vontade real, tudo para iludir terceiros. continuar lendo

CHINA pode ser chamada de socialista de DIREITA, né? O capitalismo banca a mídia, onde há uma sobrevalorização do consumo, fazendo com que os agiotas, midiáticos e opressores bélicos sejam favorecidos. O pobre deve se manter na periferia da riqueza até não ser mais servil como força motriz. Depois ele é arremessado para a sua condição sub humana, onde passa a ser tratado como um problema sem solução imediata. O Governo Brasileiro conseguiu revolucionar e irritar a classe burguesa porque priorizou programas sociais, que receberam a mácula de votos comprados, embora não se pode negar que uma pessoa que é retirada da miséria absoluta imposta pelos CASTOS ARROGANTES não seja grata ao seu libertador.. continuar lendo

Puro delírio. Dá dó. continuar lendo

Alguns pequenos fatos:
a) o entrevistado é marxista de carteirinha.
b) quando ele fala que "serviu para criminalizar a esquerda no país", ele está falando em algumas esquerdas no país, posto que, a exceção do PP, todos os demais grandes partidos do Brasil são de centro-esquerda, aí incluso o PSDB, o PMDB, etc. Qualquer coisa diferente disso é querer atribuir a direita uma sujeira que não é dela.
c) estávamos em uma situação ingovernável. E enquanto não retirarmos os corruptos que ainda permeiam pelo Executivo e Legislativo (no Judiciário é mais difícil...), vamos melhorar muito pouco. continuar lendo

A defesa que usam é que tudo que não presta é direita, tudo que é bom é esquerda. Assim, mesmo partidos que são notoriamente de esquerda, como o PT, são classificados como não mais de esquerda quando são descobertos em corrupção, ou como "imitando a direita" - já vi algumas vezes colunistas da Folha de São Paulo defendendo esta tese.
Esquerda e direita deixam de ser formas de organização do Estado para serem ideário moral. Fica claro que, nesta "análise", não se tem ideia alguma do que significam os conceitos, sendo mero fetiche ideológico de "bom" e "mau". continuar lendo