Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Ministro da Saúde menospreza médicos cubanos, farmacêuticos e benzedeiras; Conselho de Farmácia de SP exige retratação

Publicado por Carla
há 8 anos

Ministro da Sade menospreza mdicos cubanos farmacuticos e benzedeiras Conselho de Farmcia de SP exige retratao

Por Conceição Lemes e Marcelo Nassif

Na última sexta-feira, 24 de junho, o ministro interino da Saúde, o engenheiro e deputado federal licenciado Ricardo Barros, fez uma visita oficial a municípios do seu Estado, o Paraná.

Em Ponta Grossa, falou sobre o Mais Médicos. Garantiu que vai priorizar os médicos brasileiros, durante a renovação do contrato do programa:

“Em setembro, 3.500 médicos vencem o seu prazo [no programa federal]. Muitos vão permanecer, outros não. Nós vamos fazer um grande esforço no sentido que os médicos brasileiros preencham essas vagas”.

Em seguida, soltou esta pérola:

“Se tiver algum ponto em que médicos brasileiros não queiram ir, teremos lá um médico cubano. É melhor ter um médico cubano do que um farmacêutico ou uma benzedeira”.

Essa frase é uma verdadeira radiografia da incompatibilidade de Ricardo Barros com o cargo que lhe foi dado por Michel Temer.

De cara, demonstra que ele desconhece que saúde exige abordagem multidisciplinar. E também como funciona o nosso sistema de saúde.

Para piorar, refere-se pejorativamente aos médicos cubanos, farmacêuticos e benzedeiras, revelando ignorância, preconceito, desrespeito e desconsideração.

Ao incluir as benzedeiras, mostra o seu menosprezo com a nossa cultura popular. Mexe ainda com a fé alheia.

Muitos que benzem, homens e mulheres, são portadores de uma cultura centenária, atávica, assim como os indígenas. São verdadeiras enciclopédias de plantas medicinais. Por meio da cultura oral, eles vão passando, através das gerações, os seus conhecimentos, inclusive para cientistas. Em vários lugares, são a única a opção de cuidado.

Ricardo Ramos confunde os profissionais que trabalham numa farmácia.

Nem todo mundo atrás dos balcões é farmacêutico, profissão que exige curso universitário com duração média de cinco anos e registro nos conselhos regionais de Farmácia.

Não é à toa que farmacêuticos e outros profissionais de saúde estão detonando o ministro golpista.

Os comentários no Facebook do Ministério da Saúde dão uma ideia da indignação.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo soltou a nota abaixo.

Além de dar uma aula ao ministro sobre o tema, exige retração imediata. Será que conseguiremos uma resposta digna e verdadeira desse senhor?

http://www.youtube.com/embed/GajecDvzAks


http://www.viomundo.com.br/denuncias/ministro-da-saúde-desrespeita-medicos-cubanosefarmaceuticos-e...

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações611
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-da-saude-menospreza-medicos-cubanos-farmaceuticos-e-benzedeiras-conselho-de-farmacia-de-sp-exige-retratacao/354589889

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Com devido respeito ao ministro da saúde a sua falta de conhecimento sobre as benzedeiras ,rezadeiras ,Curandeiras, ambas culturas passadas de geração a geração , apenas são orações feitas com muita fé , alguns usam plantas para transmitir energia ,eles mantem em segredo algumas orações ,,chás ,,mas tudo que essas pessoas com essa energia recebe de gerações passadas de avós ate hoje .
Quanto aos farmacêuticos são pessoas que podem descobrir as caligrafias dos nossos médicos
Em geral são profissionais da saúde de tradição milenar ,são considerados sucessores do boticários e apotecarios os farmacêuticos são capazes de trabalhar em farmácias hoje temos as formaçao em ciências farmacêuticas ,cursos por isto merecem o devido respeito pela ampla profissão que exercem hoje.
Quanto ao corpo de médicos cubanos são essa categoria que vem atendendo as regiões mas pobres e carentes do pais, que e com essa equipe de médicos que a saúde esta sendo levada as mas diversas regiões pobre e com baixas redes de saúde
Pois bem esse e um pequeno histórico para o sonhor então ministro da saúde tentar entender a importancia desses médicos , benzedeiras e farmacêutica antes de criticar algo ou alguma profissão procure sabe e entender qual e o valor dessa área para a população

Sem mas
Dr.Valeria continuar lendo