Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Seis por meia dúzia: Temer tira Henrique Alves e nomeia Beltrão

O presidente interino Michel Temer trocou seis por meia dúzia, como dizem no linguajar do futebol, ao nomear o deputado federal (PMDB-AL), Marx Beltrão, no lugar do ex-deputado federal, Henrique Alves (PMDB-RR), que já havia deixado o cargo na quinta-feira passada por fortes indícios de seu envolvimento no âmbito da Operação Lava Jato.

Publicado por Carla
há 8 anos

Seis por meia dzia Temer tira Henrique Alves e nomeia Beltro

Foto: Gabriela Korossy / Câmara

Por Eliz Brandão

O anúncio da nomeação de Marx Beltrão ocorreu nesta segunda-feira (18), mas o deputado deve assumir a pasta somente na quarta-feira (20). Acontece que o histórico do jovem ministro, com apenas 36 anos, foi motivo de resistência por parte da bancada do PMDB, já que ele é réu, acusado de crime de falsidade ideológica, na Ação Penal 931, no Supremo Tribunal Federal (STF), requerida pelo Ministério Público Federal em 2013.

Segundo consta, como prefeito da cidade de Coruripe-AL, entre 2009 e 2012, Marx, em comum acordo com o presidente da empresa de previdência do município, falsificou documentos na tentativa de fraudar o Ministério da Previdência Social.

Na prática, a prefeitura deixou de repassar ao Fundo de Previdência do município cerca de R$ 626 mil de contribuições devidas, entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011.

A fraude tinha o objetivo de tornar a cidade adimplente perante a União e, assim, receber transferências voluntárias de recursos e financiamentos de instituições financeira federais.

Mais cargos

Mas ao que tudo indica, Michel Temer conseguiu acertar a nomeação após ceder o comando da valiosa Furnas para a bancada mineira do PMDB. Eles já haviam recebido a gerência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), mas ainda insistiam no recebimento de mais cargos.

Ao que parece, Temer conseguiu barrar os ânimos e superar as resistências entre os deputados da bancada peemedebista.

Já o ex-ministro Henrique Alves (PMDB-RR), aliado ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), denunciado por Sérgio Machado como um dos maiores beneficiados no recebimento de propina, agora já pode ser investigado pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. Ao deixar a pasta do Turismo, já não tem mais mandato.

Do Portal Vermelho, com agências

http://www.vermelho.org.br/noticia/283876-1

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações116
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seis-por-meia-duzia-temer-tira-henrique-alves-e-nomeia-beltrao/363250680

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)