Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Impeachment de Dilma é golpe de Estado, determina Tribunal Internacional pela Democracia

Por unanimidade, juristas reunidos no Rio de Janeiro concordaram que não há base jurídica para processo que levou a afastamento de presidente brasileira

Publicado por Carla
há 8 anos

Patrícia Benvenuti | São Paulo

O processo de impeachment contra Dilma Rousseff "viola a Constituição brasileira, a Convenção Americana de Direitos Humanos e o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, constituindo um verdadeiro golpe de Estado”, segundo decisão proferida nesta quarta-feira (20/07) pelo Tribunal Internacional pela Democracia no Brasil, que reuniu juristas de vários países para julgar a legalidade das ações que levaram ao afastamento da presidente brasileira.

O evento, organizado pela Via Campesina Internacional, Frente Brasil Popular e Frente Brasil Juristas pela Democracia com apoio de diversas organizações sociais, ocorreu durante dois dias no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

Por unanimidade, o corpo de jurados – formado por juristas estrangeiros – considerou procedente o argumento da acusação de que não há base jurídica para sustentar o processo que conduziu ao afastamento temporário de Dilma.

Dentre as irregularidades apontadas pela acusação estão a ausência do princípio de crime de responsabilidade fiscal, que tem servido de base para o processo, e violação de cláusulas pétreas da Constituição,"consagradas em convenções e pactos internacionais”.

O processo de impeachment, segundo a sentença, "viola todos os princípios do processo democrático e da ordem constitucional brasileira". Isso o caracteriza "como verdadeiro golpe ao Estado democrático de Direito" e, por isso, o processo "deve ser declarado nulo".

Com presença de juristas estrangeiros e com a estrutura de um júri (composto por acusação, defesa e sentença), o tribunal teve como objetivo analisar o processo que levou ao afastamento de Dilma Rousseff, que vem sendo classificado como um golpe de Estado por diversos setores brasileiros e da comunidade internacional.

Participaram juristas como a advogada de direitos humanos Azadeh N. Shahshahani (Estados Unidos/Iraque), especialista na questão da migração de pessoas muçulmanas, e o bispo mexicano Raul Veras, candidato ao Prêmio Nobel da Paz por sua atuação a favor dos direitos humanos em seu país.

Tribunal Internacional pela Democracia no Brasil foi realizado nesta terça e quarta-feira no Rio (Foto: Midia Ninja)

Em entrevista a Opera Mundi, a secretária de Comunicação da CUT-RJ (Central Única dos Trabalhadores) do Rio de Janeiro, Maria Eduarda Quiroga Pereira Fernandes, afirmou que a realização do tribunal permitiu às organizações sociais reunir mais elementos para fundamentar as acusações de que o processo contra Dilma é um golpe de Estado.

“A intenção foi ter mais um instrumento para qualificar o debate, de que não é um discurso de ódio da nossa parte, com frases prontas”, disse Fernandes. Nesse sentido, ela afirma que a presença dos juristas estrangeiros reforçou a argumentação de que o processo em curso no Brasil é um golpe.

“É fundamental ouvir juristas de outros países“, disse Fernandes, pois eles “trazem elementos de comparação de outros países”.

Para Elias Lima, advogado e membro da Frente Brasil de Juristas pela Democracia, o tribunal foi uma oportunidade para que os juristas manifestassem sua discordância com o golpe.

Juristas de vários países participaram do Tribunal Internacional pela Democracia no Brasil (Foto: Midia Ninja)

“Existe uma comunidade de juristas que é contra o golpe decretado pelo governo Temer”, disse Lima a Opera Mundi. “E não é só no Brasil, mas em todo o mundo”, completou.

O tribunal, segundo o advogado, demonstrou que o processo contra Dilma, baseado em supostas irregularidades fiscais, é basicamente político.

“[A Operação] Lava Jato é um absurdo jurídico, mais uma ferramenta que o ‘centrão’ e a direita usam como argumento [para o impeachment]”, diz.

A sentença será entregue ao Senado brasileiro e ao Supremo Tribunal Federal (STF), e o objetivo das organizações é que as avaliações dos juristas possam servir de base para futuras decisões de parlamentares e magistrados.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/44748/impeachment+de+dilma+e+golpe+de+estado+determin...

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1842
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/impeachment-de-dilma-e-golpe-de-estado-determina-tribunal-internacional-pela-democracia/363807305

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Qual a diferença entre Reserva Legal e Área de Preservação Permanente (APP)? - Viviani Tiemi Oshiro

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Que se entende por princípio da ubiqüidade no Direito Ambiental?

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu até imagino quem foram os participantes convidados.
Fidel esteve?
Maduro? continuar lendo

Socorro! Estamos perdendo o controle do nosso país pro PT! continuar lendo

O evento, organizado pela Via Campesina Internacional, Frente Brasil Popular e Frente Brasil Juristas pela Democracia... Hahahaha continuar lendo

Faltou declararem Cuba e Venezuela como modelos ideais de repúblicas democratas. continuar lendo