Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Em protesto contra impeachment, professor italiano devolve distinção a governo Temer

'Infelizmente, o Cruzeiro do Sul esta apagado no momento', diz acadêmico italiano Massimo Canevacci em carta endereçada a Michel Temer

Publicado por Carla
há 8 anos

O antropólogo italiano Massimo Canevacci devolveu a Brasília a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria concedida pelo governo a estrangeiros, em protesto contra o impeachment que afastou Dilma Rousseff do Poder.

Segundo a colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, Canevacci expressou, em carta endereçada a Michel Temer, "a impossibilidade de manter este título".

Massimo Canevacci

5 septembre, 15:26 · São Paulo, État de São Paulo, Brésil ·

Ao Presidente da República Federativa do Brasil

Caro Temer,

Em 1994 – enquanto professor de Antropologia Cultural da Universidade de Roma “La Sapienza” – recebi o titulo de Comendador da "Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul". Na Embaixada do Brasil em Roma, e na frente de todo o corpo diplomático, o então Embaixador Carbonara me atribuiu esta honra, que ele mesmo havia solicitado. O Embaixador, homem de cultura, conhecia bem a minha pesquisa sobre São Paulo e, em particular, o meu livro "A Cidade Polifônica" - que continua sendo um texto básico para a interpretação da comunicação urbana. Posteriormente, segui pesquisando as culturas nativas presentes na área do Mato Grosso, e publiquei outros livros sobre a beleza das culturas do Brasil. Confesso que depois da votação parlamentar pelo impeachment contra a Presidenta Dilma, sinto a impossibilidade de manter este titulo. É, portanto, com grande tristeza que decido retornar esta honra ao Senhor. Prefiro não manter este tipo de vínculo com um Estado e com um Parlamento que - após o golpe militar de 1964 – continua produzindo valores contrários aos meus princípios republicanos. Infelizmente, o Cruzeiro do Sul esta apagado, no momento. Espero que seja apenas temporariamente.

Respeitosamente

Massimo Canevacci

Em protesto contra impeachment professor italiano devolve distino a governo Temer

Antropólogo italiano Massimo Canevacci devolve honraria (Flickr/Instituto Voz Cultura e Conhecimento)


O acadêmico ainda declarou que, apesar de sentir "grande tristeza", prefere "não manter este tipo de vínculo com um Estado e com um Parlamento que, após o golpe militar de 1964, continua produzindo valores contrários aos meus princípios republicanos".

"Infelizmente, o Cruzeiro do Sul esta apagado no momento. Espero que seja apenas temporariamente", conclui o italiano na missiva.

Professor aposentado da Universidade de Roma La Sapienza, o antropólogo, etnógrafo e escritor foi condecorado em 1995 pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.

A Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul é a mais alta honraria atribuída pelo governo brasileiro a estrangeiros e já foi dada a nomes que vão desde o revolucionário Ernesto "Che" Guevara à rainha Elizabeth II.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/45184/em+protesto+contra+impeachment+professor+italiano+devolve+distincao+a+governo+temer.shtml

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações187
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-protesto-contra-impeachment-professor-italiano-devolve-distincao-a-governo-temer/381905882

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que bom ter devolvido, nem deveria ter recebido. continuar lendo