Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Em visita a Cuba, primeiro-ministro do Japão se encontra com Fidel Castro

Durante primeira visita de um líder japonês a Cuba, Shinzo Abe falou com Fidel sobre Coreia do Norte; premiê também se reuniu com presidente Raúl Castro

Publicado por Carla
há 8 anos

Em visita a Cuba, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se reuniu nesta sexta-feira (23/09) com o ex-presidente cubano Fidel Castro, para quem expressou sua preocupação com os testes nucleares realizados pela Coreia do Norte.

Abe aterrissou hoje em Havana e se tornou o primeiro líder japonês a visitar a ilha caribenha, onde teve um encontro informal com Fidel Castro em seu domicílio, antes de realizar conversas oficiais com o presidente Raúl Castro no Palácio da Revolução.

"O primeiro-ministro explicou a Fidel Castro que a Coreia do Norte efetuou repetidas provocações com o lançamento de mísseis e a realização de testes nucleares, que ameaçam a paz da comunidade internacional", disse à imprensa o diretor de comunicação do Ministério das Relações Exteriores japonês, Yasuhisa Kawamura.

Em visita a Cuba, premiê do Japão, Shinzo Abe, se reuniu com líder cubano Fidel Castro ( Cubadebate)

Abe ressaltou a Fidel Castro, de 90 anos - e que deixou a presidência do país em 2006 -, a necessidade de que "a comunidade internacional responda de forma unida e vigorosa a esta ameaça à paz da comunidade internacional", afirmou Kawamura.

O premiê japonês também solicitou a Fidel "compreensão e apoio" para a pronta solução do problema dos 12 cidadãos japoneses que permanecem presos em território norte-coreano.

Em resposta, Fidel Castro criticou a "atrocidade" das armas nucleares e afirmou que esse problema deveria ser resolvido "em paz e através do diálogo", segundo a versão de Kawamura.

No encontro de pouco mais de uma hora, ambos lembraram a viagem que Fidel Castro realizou ao Japão em 2003, quando visitou Hiroshima e "ficou muito impressionado" pelo impacto da bomba atômica na cidade, o que "lhe reafirmou a necessidade de acabar com as armas nucleares".

*com Agência Efe

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/45329/em+visita+a+cuba+primeiro-ministro+do+japao+se+...

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações336
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-visita-a-cuba-primeiro-ministro-do-japao-se-encontra-com-fidel-castro/387727924

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)