Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Polônia: milhares vão às ruas contra plano do governo de proibir aborto em qualquer situação

Governo polonês quer adequar lei, uma das mais restritivas da Europa, a normas da Igreja Católica, que pede que aborto seja totalmente criminalizado.

Publicado por Carla
há 8 anos

Milhares de pessoas participaram neste domingo (03/04) de protestos em diversas cidades da Polônia contra a proposta de criminalizar totalmente o aborto no país.

A Polônia tem, junto com Malta e Irlanda, as leis de aborto mais restritivas na Europa, permitindo o procedimento somente em caso de inviabilidade do feto, risco de morte da gestante ou gravidez decorrente de estupro – regras similares às brasileiras.

O Partido Lei e Justiça (PiS, na sigla em polonês), que governa o país desde outubro, pretende entretanto adequar à lei às normas da Igreja Católica, que pede a criminalização do aborto em toda e qualquer situação.

Na manifestação de hoje em Varsóvia, capital da Polônia, mulheres gritaram slogans como “tire as mãos do meu útero” e “meu corpo, minhas escolhas”. Muitas traziam cabides de aço nas mãos, símbolo de abortos clandestinos e inseguros.

Segundo estatísticas oficiais, acontecem apenas algumas centenas de abortos legais no país a cada ano. A OMS (Organização Mundial da Saúde), porém, estima que 240 mil abortos clandestinos sejam realizados anualmente na Polônia.

“Até as leis de aborto no Irã são mais liberais do que esta proposta. Por isso temos que protestar”, declarou Marta Nowak, uma das manifestantes, ao jornal britânico The Guardian.

Em uma carta lida durante as missas realizadas hoje em igrejas católicas de todo o país, bispos poloneses reforçaram o pedido pelo endurecimento da lei. “A posição católica sobre isso é clara e imutável. Precisamos proteger a vida de cada pessoa desde a concepção até a morte natural. Pedimos aos legisladores e ao governo para mudar a legislação”, dizia a carta.

Um vídeo publicado pelo jornal polonês Gazeta Wyborcza no Facebook mostra mulheres abandonando uma missa em Varsóvia enquanto o padre lê a carta, e uma mulher respondendo ao padre e a outros fieis em protesto à interferência da Igreja Católica nos direitos das mulheres (clique aqui para acessar o vídeo).

O líder do PiS, Jarosław Kaczyński, declarou à imprensa polonesa no início desta semana que, por ser católico, ele tem que obedecer ao pedido dos bispos. Ele afirmou que não vai obrigar seu partido a votar pela proibição total do aborto no Parlamento, mas disse estar “convencido que uma vasta maioria da assembleia, ou talvez sua totalidade, vai apoiar a proposta”.

O PiS também pretende acabar com o financiamento estatal à fertilização in vitro e restabelecer a exigência de receita médica para o acesso à contracepção de emergência, conhecida como pílula do dia seguinte.

A influência do líder do partido, que tem a maioria do Parlamento, indica que outros parlamentares devem votar a favor da proposta. A primeira-ministra polonesa, Beata Szydło, também do PiS, já expressou seu apoio ao projeto para proibir totalmente o aborto.

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações505
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/polonia-milhares-vao-as-ruas-contra-plano-do-governo-de-proibir-aborto-em-qualquer-situacao/319844390

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

As pessoas votam em partidos de direita e extrema direita, caso recente de argentinos e poloneses, e depois sofrem pela implantaçao de regressoes sociais e dimuiçao de liberdades.
A Igreja Catolica, coerente com sua historia, estah sempre afinada com os opressores.
As mulheres tem o direito de fazer aborto, em condiçoes ideais, sempre que for necessario ou quiserem. Ninguem tem o direito de se intrometer nesta decisao, muito menos igrejas, oras! Nao estamos mais na Idade Media em que esses antros de pedofilos queimavam e torturaram mulheres que desejavam se emancipar.
Nao podemos atrelar as decisoes sociais, economicas e politicas a quaisquer igrejas. E a Igreja Catolica deve cuidar de seu rabo - Pedofilia e desfalques. E jah que gosta tanto de se meter em assuntos alheios deveria receber imigrantes em seu Vaticano. Alias, essas naves gigantescas devem ser ocupadas e utilizadas como espaços culturais e moradia.
O Brasil é um pais laico! continuar lendo

Quanto maior e religiosidade de um povo, maior a sua ignorância.
Uma frase (que não é minha) mas que está fazendo cada vez mais sentido para mim. continuar lendo

Parece que em geral, os governos estão entendendo que foram eleitos para serem deuses. continuar lendo

Estou plenamente de acordo com essa afirmaçao, Jose Roberto. A religiao é, sem duvida, um atraso e fonte de mal-entendidos. De acordo com a nossa Constituição de 1988 as decisoes do governo devem ser tomadas sem ingerencia da classe religiosa. Acho que estah na hora de avançar um pouco mais e fazer como a França, por exemplo, que nacionalizou todos os bens da Igreja. continuar lendo

Resposta à Carla e ao José Roberto:

As Universidades foram criadas na Idade Média por tais católicos atrasados. Copérnico, Galileu e vários outros atestaram tamanha ignorância da religiosidade. Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho também. Grandes estúpidos! Santa Teresa D'ávila, Santo Francisco de Assis... ignorantes de maior tamanho! Os monges com nomes nas crateras da lua então nem se fala!
Inteligente mesmo é o ateu Dawkins, que tenta explicar o nada. Gênio! O ateu S. Hawking que diz que a filosofia está morta usando da filosofia. Grande sábio! O ateu Karnal que diz que a verdade é relativa, afirmando tal verdade como não relativa! Grande filósofo!

Bom mesmo eram e são os países e regimes essencialmente ateus. Os democráticos nazismo (este, apoiado pela Igreja, obviamente, mesmo ela sendo, formalmente, a única instituição que foi contra o regime na época), comunismo e fascismo. Estes não são nenhum pouco mortíferos! 150 milhões de pessoas mortas? não é nada se contar as dezenas da Idade Média...
Grandes regimes igualitários onde a inteligência impera! Vide Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, antigas Ucrânia, Polônia e Rússia... Países ricos, evoluídos e democráticos!
Inglaterra, França, Espanha, Itália, EUA, Polônia (este que caiu do ateísmo comunista para catolicismo romano... é só ver as fachadas dos prédios comunistas que ainda sobram no país pra ver do que a Polônia, infelizmente, é claro, se livrou). Países essencialmente religiosos e totalmente atrasados na questão da inteligência e evolução. Grande verdade esta!

Odiosos foram os padres que abriam paróquias para judeus se esconderam na época do nazismo! Ou o papa Pio XII que cedeu milhares de passaportes para os judeus entrarem legalmente no Vaticano! Bando de pedófilos! Odiosos eram os inquisidores que davam 1 ano ou mais para o hereges se arrependerem. Padres que, na maioria dos casos, convertia tais hereges. Grandes carniceiros! Igreja que entregou para a lei do Estado DEZENAS de casos para este condenar à morte (o Estado queimava na fogueira, não a Igreja, caro inteligente) em mais de 500 ANOS!

E, sobre a matéria, sou totalmente contra a lei! Defender a vida acima de tudo? Que absurdo, Polônia! continuar lendo