Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Impeachment de Dilma Rousseff é 'negação da democracia', diz jornal francês Libération

Para o periódico, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é 'estrategista maquiavélico' cujo afastamento não terá impacto sobre processo contra presidente brasileira.

Publicado por Carla
há 8 anos

Em artigo publicado nesta sexta-feira (06/05), o jornal francês Libération classificou o processo de impeachment contra a presidente brasileira, Dilma Rousseff, como “negação da democracia”.

O texto, escrito pelo jornalista François-Xavier Gomes, comenta o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados, descrevendo o parlamentar como um “estrategista maquiavélico” e “carrasco de Dilma”.

“Infelizmente, o afastamento de Eduardo Cunha não significa o pontapé inicial de uma grande limpeza no sistema político brasileiro. Em primeiro lugar, o seu substituto na liderança da Câmara dos Deputados é um dos seus fieis escudeiros. Em segundo lugar, esta decisão não terá nenhum efeito sobre uma destituição [de Dilma Rousseff] que é uma negação da democracia”, escreve o jornalista.

Segundo o Libération, Cunha “ofereceu a cabeça da presidente” com o pretexto das pedaladas fiscais para preservar sua própria, “uma vez que suas manobras atrasaram o trabalho da Justiça sobre seus próprios supostos desvios de verbas. Ele teria escondido na Suíça pelo menos 5 milhões de dólares dos fundos desviados de empresa petrolífera estatal Petrobras”, lembra o jornal.

O periódico afirma que “tudo indica que o Senado irá se alinhar com o parecer dos deputados”, aprovando o processo de impeachment na próxima quarta-feira (11/05), e “a herdeira de Lula só terá de arrumar as malas e dar sua cadeira para o vice-presidente, Michel Temer, que também está sob investigações da Justiça”.

O Libération lembra que Cunha, membro do mesmo partido de Temer, o PMDB, “tem um perfil evangélico e ultraconservador” e que “de acordo com pesquisas, 90% dos brasileiros têm uma má imagem” do deputado, “uma vez que ele encarna a corrupção e o nepotismo”.

O periódico francês, porém, afirma que pessoas como ele desempenham “um papel fundamental no jogo de alianças, essenciais para a formação de qualquer governo no Brasil”. O PMDB, continua o Libération, se aliou ao PT em troca de ministérios, “atraído pela perspectiva de alcançar o poder sem passar pelas urnas”.

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações190
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/impeachment-de-dilma-rousseff-e-negacao-da-democracia-diz-jornal-frances-liberation/335568501

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sr. François-Xavier Gomes:
Fico feliz em saber que a França não tem problemas a resolver e que todos tem bastante tempo livre para cuidar dos problemas dos outros. continuar lendo

Esta é a imagem do Brasil que fica marcada lah fora.
Vergonha!
Congresso Nacional de vendidos!
Subalternos do quintal de Obama!
Covardes!
Capachos de multinacionais!
Corruptos!
Misoginos! continuar lendo

O jornalista utiliza a prerrogativa e o direito à liberdade de expressao que, bem cedo, sera apenas uma lembranca se decidirem interromper ilegalmente o mandato da presidenta - no feminino, sim - com esse Golpe de Estado. continuar lendo

O que é democracia?

Ocultar fatos relevantes, especialmente da situação econômica do país, para angariar votos?

Ordenar que cabos eleitorais usem carros de som na periferia dizendo que se o PT sair do poder vão cortar o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida?

Todos os pronunciamentos oficiais do governo tratarem de Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida?

Financiar, a par de consulta popular, obras bilionárias em países de governos ditatoriais (como Cuba) e falsas democracias bolivarianas (Bolívia, Peru, Venezuela e cia.)?

54 milhões de votos, mas quantos destes conseguidos com vício de consentimento? Teria a tal democracia comunista se consolidado sem as mentiras? Teria sido reeleita? Onde estão os 54 milhões agora?

Enfim, versão esquerdista da Revista Veja, nada além.

......
Valho-me do comentário de um leitor do UOL:

"Torcedor Consciente
Sim, mas quando vocês petistas fizeram as campanhas "Fora Sarney", "Fora Collor", Fora Itamar" e "Fora FHC", pelo impeachment, aí sim, não havia mal nenhum em rasgar os milhões de votos que eles também receberam, não é?"

Isso resume a "democracia" que o PT e seus movimentos e sindicatos financiados vem esbravejando. continuar lendo

Realmente Carla, isto é uma vergonha para nós brasileiros. A nossa imagem no exterior está manchada pela formação dessas quadrilhas na Câmara e no Senado. Casas que deveriam ser o respaldo da Liberdade e guardiães da Constituição e do Estado de Direito, por meios desses salafrários, entreguistas das nossas riquezas aos EUA, promovem este grotesco espetáculo do nosso País para o Mundo, rasgando a Constituição e desrespeitando mais de 54 milhões de votos, que elegeu legitimamente Dilma Rousseff, com este Golpe que só pode ter saído dos esgotos. Estes não são Homens, são Ratos, ratazanas que tramam na imundície e escuridão dos esgotos. O mau cheiro está no ar, a podridão veio à superfície. Mas ainda temos gente de brio e a luta já começou. Não ficarão impunes, aqueles que por interesse próprio transgrediram todas as leis. É lamentável!!!! continuar lendo