Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

O ataque fascista à UNB

Uma ação para "endireitar" a universidade

Publicado por Carla
há 8 anos

O ataque fascista UNB

Reprodução: Chico Santanna

No blog do Chico Santanna:

Um grupo de 30 pessoas, portando cassetetes e pistolas elétricas, invadiu o campus entoando mensagem de intolerância. Duas explosões foram ouvidas.

O campus da Universidade de Brasília vivenciou mais uma experiência de intolerância e sectarismo, na noite desta sexta-feira, 17/6. Duas explosões foram verificadas na entrada Norte – Ceubinho – do Instituto de Ciências, o Minhocão. A situação foi descrita por alguns alunos como “assustadora”.

Segundo os relatos, já era início da noite quando um grupo de 30 pessoas – à primeira vista não seriam estudantes -, entrou no campus, hostilizando os universitários. Vestidos com blusas decoradas com as palavras de ordem “Fora PT” e “Bolsonaro presidente”. “Estavam extremamente agressivos, e iam para cima de quem estava passando no ICC com uma postura de intimidação, recheada de razão”relata um dos universitários. “Tinham uns dois senhores com cassetetes. E um deles gritou: ‘Isso é só o começo, vamos voltar com mais’”. Eles portavam cassetetes e armas de choque e estariam ávidos por enfrentamento corporal, uma briga no Campus. Por lei, as pistolas elétricas são privativas das forças policiais.

Com auxílio de megafone, o grupo pedia a voltada Ditadura Militar e entoava frases do tipo: “aqui é lugar de estudar e não de fumar maconha”, ” vocês são comunistas safados”, “Bolsonaro nosso presidente”, “acabou a mamata”. A intolerância verbalizada nos xingamentos e ofensas aos estudantes se mostrava presente, não apenas, na questão ideológica, mas era também de caráter homofóbico.

” Viados” ” vagabundos”, “comunistas nojentos”, “maconheiros”, “há, há! Agora vão ter que estudar”.

Os estudantes que estavam no campus, em especial os alunos do turno noturno, ficaram extremamente nervosos e com medos. Não havia policiamento e a segurança privada contratada pela UnB, segundo os relatos, “os guardas da UnB olhavam e riam”.

“A maioria de nós ficou olhando, perplexos com o que estávamos vendo. E quando um grupo pequeno de estudantes pensou em se contrapor, uma mulher que estava no grupo manifestante, “tirou com um sorriso frio e nefasto uma arma de choque. Sério, ela tirou e apontou para um estudante. Tinha um dois senhores com cassetetes. E um deles gritou Isso é só o começo, vamos voltar com mais. Não sabemos quem são essas pessoas.” relata um universitário.

Após o ocorrido, ainda na virada de sexta-para sábado, uma pessoa que se identifica como Kelly Bolsonaro postou no facebook, fotos e na mensagem disse que se tratava da Operação Endireita UnB. “Fomos dar o recado na UnB e deixar bem claro que não aceitaremos mais as perseguições de esquerda dentro da UnB.” Na manhã desse sábado, 18/6, a postagem já não mais aparecia no perfil da Kelly Bolsonaro.

Neste sábado (18), segundo o portal Metropoles. Com, foi protocolada (protocolo nº 80066), pelo universitário George Marques, uma representação contra a ativista Kelly Bolsonaro. Ela é tida como uma das organizadoras do evento. No documento, é questionado se a manifestação na noite de sexta-feira não pode ser enquadrada como um ato de terrorismo.

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/o-ataque-fascistaaunb


  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações543
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-ataque-fascista-a-unb/351534874

Informações relacionadas

A. K., Estudante
Artigoshá 10 anos

“Onde está a aluna marxista?” — a briga entre um professor e uma estudante na UERJ

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Redator do texto: um petista. continuar lendo

O simples fato de alguém ser petista, homossexual, judeu, muçulmano ou seja lá de que rótulo puder ser enquadrado, não autoriza que terceiros possam vilipendiar, gratuita e impunemente, a dignidade, a honra e a imagem dessas pessoas.E a justificativa é assaz simples:- há uma Constituição soberana e ainda em vigor que proibe tal comportamento. continuar lendo

Comentário doído: de outro petista. continuar lendo

Quando a pessoa não tem argumentos e não consegue pensar criticamente, dá nisso, a redução de toda a questão à sentença "só pode ser petista", como se abominar atitudes de violência gratuita sem pé nem cabeça fosse algo negativo, ou seja, "coisa de petista" (??). Que pensamento cansado e limitado hein.
Queria saber quando defender os direitos individuais virou "coisa de petista", como uma coisa ruim e pejorativa. É algo humano, de bom senso, de empatia...
Se coloque no lugar do outro e veja se é bom sofrer ameaças, independente de ser o que quer que você se denomine.
(E não venha me chamar de petista também, acho que já perdeu a graça). continuar lendo

Tendencioso o texto. Vejam a quantidade de vídeos no youtube com esquerdistas agredindo opositores nas universidades públicas.
Isso só é consequencia da falta de diálogo e da imposição ideológica que a esquerda faz na Unb.
http://extra.globo.com/noticias/brasil/sem-mimimi/agressao-covarde-na-unbaideia-de-universidade-19467820.html

Quando a esquerda agride e impõe todo seu autoritarismo no campus não tem problema né? continuar lendo

Na Unb e nas públicas, em geral, não se tem espaço para diversidade: ou se é esquerdista ou é discriminado, se não é agredido:

http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/politica/aluno-hostilizado-por-usar-blusa-de-bolsonaro-desabafa-contra-opressao-da-esquerda/

http://extra.globo.com/noticias/brasil/sem-mimimi/agressao-covarde-na-unbaideia-de-universidade-19467820.html continuar lendo

Marcio, perfeito. continuar lendo

Isso só é consequencia da falta de diálogo e da imposição ideológica que a esquerda faz na Unb.
http://extra.globo.com/noticias/brasil/sem-mimimi/agressao-covarde-na-unbaideia-de-universidade-19467820.html

Quando a esquerda agride e impõe todo seu autoritarismo no campus não tem problema né? continuar lendo

Carla,

Acompanho a pouco tempo suas publicações, e notei uma nítida intenção de reproduzir o texto já cansado de "governo golpista" "fascistas" "Dilma presidente" "Capitalismo nojento" "Machistas homofóbicos" e afins.

Sugiro que mantenha a imparcialidade e contextualize suas matérias de maneira neutra, de outra forma somente ira gerar ódio e jamais irá atingir a totalidade do público privilegiado do JusBrasil, e disso, estamos saturados.

Um abraço, ótima semana. continuar lendo

Este fato é um indício preocupante e perigoso que aponta para uma radicalização fascista. A maioria das pessoas achou que o Bolsonaro invocar um torturador da ditadura militar, coronel Ulstra, na ocasião da votação da admissibilidade do impeachment da presidenta Dilma na Câmara era um direito de livre expressão. Outro fato é as pessoas acharem que o Bolsonaro é louco, mas não é verdade, ele é sim um fascista. E o (des) governo do temerário interino Temer dá espaço para estes ataques, já que está fazendo um desmonte de todos os direitos adquiridos pelo povo e garantido pela Constituição, principalmente os Direitos Humanos. Além de ter estabelecido no país um Estado Policial. Fora Temer com seus bandidos e fascistas!!!!! continuar lendo

Poxa, será que quando as agressões partem da esquerda deixam de ser preocupantes:
http://extra.globo.com/noticias/brasil/sem-mimimi/agressao-covarde-na-unbaideia-de-universidade-19467820.html continuar lendo