Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Jornais brasileiros destacam protestos na Venezuela e escondem os do Brasil

Estadão nem sequer menciona manifestações contra Temer na primeira página; Folha publica editorial condenando os atos

Publicado por Carla
há 8 anos

Jornais brasileiros destacam protestos na Venezuela e escondem os do Brasil

Protesto contra Temer na avenida Paulista, em São Paulo – Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil (31/08/2016)

A imprensa brasileira adota claramente dois pesos e duas medidas para tratar as manifestações contra os governos dos diversos países. Os protestos contra o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, ocuparam o alto da Folha de S. Paulo e chamada de capa em O Estado de S. Paulo. Já as manifestações contra o governo Michel Temer realizadas em todo o País nem foram citadas na capa do Estado, e mereceram apenas um pequeno título sem chamada na capa da Folha.

Internamente, o Estado publicou uma notícia pequena sobre o ato de quarta-feira em São Paulo (“Jovem perde a visão após ser ferida em ato”) acompanhada do anúncio de que a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo proibiu a realização de manifestações no domingo na avenida Paulista. Enquanto isso, os protestos na Venezuela ocupavam a capa do caderno “Internacional”.

A Folha também destinou a capa de seu caderno “Mundo” aos protestos contra Maduro e deslocou os atos contra o governo Temer para a última página do caderno “Poder”. O jornal ainda chegou a noticiar que a universitária Deborah Fabri teve o olho esquerdo perfurado (“Em postagem nas redes sociais, ela afirma que ficou cega do olho esquerdo. A Folha não conseguiu localizá-la”), mas a cobertura dos atos foi acompanhada pela publicação do editorial “Fascistas à solta”, no qual o jornal condenou os manifestantes.

“Desaparecidos de cena, os delinquentes voltaram a agir em meio aos protestos contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) nas noites de quarta-feira (31) e quinta-feira (1º) em São Paulo, atacando prédios no centro da cidade. Entre eles a sede deste jornal”, diz o editorial: “Quem financia e treina essas patrulhas fascistoides? Está mais do que na hora de as autoridades agirem de modo sistemático a fim de desbaratá-las e submeter os responsáveis ao rigor da lei”.

Link curto: http://brasileiros.com.br/tYjqK

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações230
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jornais-brasileiros-destacam-protestos-na-venezuela-e-escondem-os-do-brasil/380589412

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E está certíssimo, não se deve dar atenção ao vandalismo.

Lugar de vândalo é na cadeia e não na mídia ... ateou fogo, quebrou vidraça, jogou pedra, pichou, destruiu viatura ... não merece ser destaque, tem mais é que ser ignorado.

No dia em que souberem se manisfestar de forma civilizada poderão reivindicar atenção.

É igual a quem invade campo de futebol: desvia-se a câmera e não se dá atenção até a polícia remover o invasor.

Quem não tem argumento e só quer se valer de privilégios às custas de outros sempre parte para a violência. Lições típicas de MST, CUT, MTST, etc. continuar lendo