Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

América do Norte: A resistência indígena contra os caubóis do petróleo nos EUA

“Somente quando tiverem poluído o último rio, desmatado a última árvore e pescado o último peixe, se darão conta de não poder comer o dinheiro acumulado em seus bancos”, diz a sabedoria indígena norte-americana.

Publicado por Carla
há 8 anos

Tiziana Barillà | Left - 05/09/2016

A cavalo, com os rostos pintados de preto e amarelo, os Lakota Hunkpapa, descendentes diretos do cacique Touro Sentado, combatem contra os novos caubóis da energia fóssil e suas infraestruturas. “Sob esta terra estão sepultados nossos antepassados. E em um único dia de obras esta terra sagrada se transformou em um buraco”.

A tribo Sioux não hesita em definir como “resistência” a luta contra o oleoduto subterrâneo no Estado de Dakota do Norte, nos EUA, e convoca todas as outras tribos, propondo de hospedar ali o National Powwow, o encontro anual dos líderes indígenas do país. Acampados desde janeiro de 2016 no Sacred Stone Camp (Campo da Pedra Sagrada, em tradução livre), no meio da reserva onde o projeto prevê a passagem do oleoduto, os indígenas aguardam a decisão do Judiciário norte-americano sobre a suspensão ou o prosseguimento das obras.

A audiência será realizada no dia 9 de setembro, e enquanto isso seguem os protestos e os confrontos: até agora, 20 pessoas foram presas, já que o xerife Kyle Kirchmeier considera ilegal o protesto dos indígenas. E enquanto ativistas ambientalistas se unem aos nativos da América do Norte na tentativa de bloquear os canteiros de obra e na ocupação da zona, o governador da Dakota do Norte, Jack Dalrympe, declarou estado de emergência por motivas de segurança pública devido à resistência indígena.

Manifestantes marcham em direção a canteiro de obras do oleoduto na Dakota do Norte, nos EUA ( Reprodução Facebook / Dallas Goldtooth)

A empresa petrolífera Energy Transfer, parceira do Texas, escolheu aquela terra sagrada para construir o DAPL (Dakota Access Pipeline): um oleoduto subterrâneo de 1.900 quilômetros de extensão que deve chegar ao Estado de Illinois. Para construí-lo, serão gastos 3,7 bilhões de dólares. Em caso de rompimento do oleoduto, o risco é bem mais grave do que a mera profanação das terras sagradas dos Sioux: um incidente poderia poluir as águas do rio Missouri, e portanto comprometer os recursos hídricos da população.

Portanto, explicam os ativistas, a construção do DAPL é uma violação do Tratado de Fort Laramie, de 1868, por meio do qual o governo norte-americano se comprometeu com os nativos a “garantir perpetuamente a utilização dos recursos hídricos” da região em que vivem. Apesar disso, assim que o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA liberou a construção, as obras foram iniciadas sob a proteção da polícia do Estado e do xerife Kirchmeier.

“Somente quando terão poluído o último rio, desmatado a última árvore e pescado o último peixe, se darão conta de não poder comer o dinheiro acumulado em seus bancos”, diz a sabedoria indígena norte-americana. Esta já é considerada, inclusive, a primeira prova de fogo dos Estados Unidos após ratificar o acordo climático de Paris com a promessa de mudar de rumo em relação às políticas ambientais.

Publicado originalmente no site da revista italiana Left. Tradução: Carolina de Assis

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações471
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/america-do-norte-a-resistencia-indigena-contra-os-caubois-do-petroleo-nos-eua/381043110

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É isso Carla, tive o mesmo pensamento ao ler a matéria. As coisas se repetem aqui, e o mote é mesmo,
tentar por todos os meios, incluindo a violência, calar e por que não dizer eliminar os povos indígenas, que são os guardiões de nossas florestas junto com as comunidades que vivem lá, no meio da natureza.
Mas não é fácil derrotar esta resistência, embora eles tenham mais recursos e muito ódio, pois o que move esta resistência é o amor pela terra de seus ancestrais e a solidariedade aos seus irmãos injustiçados. E esta luta é de todos nós brasileiros!!! continuar lendo