Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Exposição fotográfica “História e Memória de Lutas em Imagens” está aberta ao público

Como diz a historiadora Paula Ribeiro Salles “... é preciso que a memória dos trabalhadores sirva aos trabalhadores e lutadores dos dias atuais, para que reconheçam suas raízes e identidade de classe, para que possam encontrar nos exemplos dos lutadores de ontem forças para continuar com as lutas do presente.”

Publicado por Carla
há 8 anos

Exposio fotogrfica Histria e Memria de Lutas em Imagens est aberta ao pblico

A exposição fotográfica “1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) – História e Memória de Lutas em Imagens”, produzida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), está aberta ao público no saguão da sede da entidade, em São Paulo. A Exposição com fotografias de Juca Martins, importante fotógrafo social, relembra aquela conferência com cenas, situações e rostos de gente de todos os recantos do País. Também aparecem importantes lideranças políticas e sociais como o líder comunista Luiz Carlos Prestes, o senador Teotônio Vilela, o dirigente sindical Luiz Inácio Lula da Silva em reuniões, discursando para o plenário e em situações descontraídas.

A conferência aconteceu em agosto de 1981, na cidade de Praia Grande, litoral paulista, e reuniu mais de cinco mil delegados e delegadas em plena ditadura militar. As imagens são flagrantes de um acontecimento histórico importante e mostram a luta e a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras para a criação da Central Única dos Trabalhadores.

Na exposição também são mostrados alguns documentos originais, como o crachá e a pasta do de delegado, manifestos sindicais distribuídos durante o evento e boletins que circularam naquele período. Esta documentação é preservada no Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT.

O fotógrafo Juca Martins já recebeu os prêmios Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Esso de Fotografia por seus trabalhos com fotos sociais. Atualmente é o responsável pela Olhar Imagens.

Como diz a historiadora Paula Ribeiro Salles “... É preciso que a memória dos trabalhadores sirva aos trabalhadores e lutadores dos dias atuais, para que reconheçam suas raízes e identidade de classe, para que possam encontrar nos exemplos dos lutadores de ontem forças para continuar com as lutas do presente.”

Serviço:

Exposição 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) – História e Memória de Lutas em Imagens.

Realização: Central Única dos Trabalhadores

Concepção e montagem: Centro de Documentação e Memória Sindical

Fotografias: Juca Martins – Olhar Imagens

Local: Rua Caetano Pinto, 575 – Brás – São Paulo.

Período: segunda a sexta-feira, das 9 às 18h até 30 de setembro.

Informações: 2108-9213.

http://www.memoriasreveladas.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1597&sid=5

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações264
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exposicao-fotografica-historia-e-memoria-de-lutas-em-imagens-esta-aberta-ao-publico/382824601

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)