Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Rússia propõe 55 projetos a Cuba; soma chega a US$ 4 bi

Projetos que beneficiam ambos os lados vão de setor de tecnologia a infraestrutura. Países também assinaram recentemente acordo de cooperação em energia nuclear.

Publicado por Carla
há 8 anos

Rssia prope 55 projetos a Cuba soma chega a US 4 bi

Mudanças no mercado de commodities aproximam Cuba e Rússia Foto:TASS

Pável Rítsar, Gazeta Russa

A Rússia ofereceu 55 projetos de cooperação bilateral a Cuba, segundo declarou o vice-ministro da Economia russo, Nikolai Podguzov, à agência TASS. A soma de todas as iniciativas propostas é de cerca de US$ 4 bilhões.

A informação foi divulgada após uma reunião do grupo de trabalho da Comissão Intergovernamental Russo-Cubana para cooperação comercial, econômica e técnico- científica, que foi realizada na segunda-feira (26) em Havana.

“Dada à mudança no clima do mercado de commodities, precisamos encontrar novos motores para o crescimento econômico e reduzir a nossa dependência das exportações dessas commodities”, frisou o vice-ministro russo.

Projetos nos setores da energia, infraestrutura ferroviária, tecnologia da informação e aeronáutica terão prioridade.

“Estamos oferecendo a Cuba equipamentos industriais indispensáveis, e opções de desenvolvimento de infraestrutura que podem fornecer uma boa base para o crescimento econômico da ilha”, disse Podguzov, acrescentando que as iniciativas são importantes também para o desenvolvimento da economia russa.

Acordo de cooperação sobre energia nuclear

Rússia e Cuba assinaram nesta terça-feira (27) um acordo intergovernamental para desenvolvimento e aplicação da energia nuclear para fins pacíficos.

A cooperação no setor atômico foi selada à margem da 60ª sessão da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena (Áustria).

O documento assinado pelo vice-chefe da corporação estatal de energia atômica da Rússia (Rosatom), Nikolai Spásski, e pelo vice-ministro da Ciência de Cuba, Jose Fidel Santana, estabelece uma base jurídica para a cooperação bilateral no campo da energia atômica para fins pacíficos, incluindo produção de radioisótopos e a sua utilização na indústria, medicina, agricultura, segurança e pesquisa ambiental.

Com a agência de notícias TASS

http://gazetarussa.com.br/economia/2016/09/27/russia-propoe-55-projetosacuba-soma-chegaaus-4-bi_...

  • Sobre o autorDona de Casa
  • Publicações495
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações263
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/russia-propoe-55-projetos-a-cuba-soma-chega-a-us-4-bi/389750290

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)